CONTRAPOR É CANSATIVO: A ERA DA PÓS-VERDADE E SUAS APLICAÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL DE JAIR BOLSONARO VIA WHATSAPP
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p025-044Palabras clave:
Pós-Verdade. Comunicação Social. Eleições. WhatsApp.Resumen
O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica do conceito de pós-verdade, pela ótica da comunicação social, utilizando como case a campanha do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, intitulada “Brasil Acima de Tudo, Deus acima de Todos”. A análise do discurso tem como base pesquisas bibliográficas e divide-se em três momentos. Primeiramente a definição da pergunta de pesquisa; que visa responder se “a pós-verdade pode explicar a crença em massa na imensidão de notícias inverídicas espalhadas no último período eleitoral brasileiro?”. No segundo momento interpreta-se a teoria contemporânea da pós-verdade, na qual fatos objetivos são preteridos em relação a narrativas emocionais; para em seguida relacioná-la com as novas mídias comunicacionais, em um foco nos discursos emitidos via aplicativo WhatsApp. Após a coleta de informações de obras impressas e artigos da internet chega-se ao resultado da pesquisa, onde identificou-se a origem do termo pós-verdade e seus efeitos na atual sociedade, concluindo que ela pode apenas em partes elucidar a convicção nas mensagens não verdadeiras criadas durante a eleição presidencial. Para explicar na totalidade tal fenômeno seriam necessários estudos mais aprofundados na área do marketing político.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.