O VAMPIRO PARA PEQUENOS LEITORES: SUAS FACETAS NO UNIVERSO DE ALGUNS LIVROS INFANTO JUVENIS VARIAM?

Autores/as

  • Camila Ambrosini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p038-053

Palabras clave:

Linguagens, Letras, Literatura.

Resumen

O vampiro, personagem sobrenatural pertencente à literatura fantástica, vem encantando gerações de leitores ao longos dos séculos com sua sedutora, misteriosa e aterradora vida Post mortem, pela qual tradicionalmente é capaz de praticamente tudo: seduzir, hipnotizar, beber o néctar que torna viva as suas vítimas – o sangue – e, por fim, matar. Todavia, o morto-vivo de caninos proeminentes, apesar de ser imortal, não é imutável, e uma de suas inúmeras modificações se deu justamente com sua entrada no cosmo da literatura infantojuvenil. Direcionando-se a leitoras e leitores ainda em período de formação, o vampiro acaba por apresentar variadas facetas, as quais, embora suavizadas, mantêm o mistério e a sedução típicos do universo vampiresco, encantando os pequenos leitores que com o sanguessuga de presas entram em contato. O presente artigo, portanto, tem como objetivo analisar brevemente as diferentes representações do vampiro no universo de algumas obras da literatura infantojuvenil, começando por O pequeno vampiro, de Angela Sommer (2014), passando por O chupa-tinta, de Éric Sanvoisin (2006), O vampiro que descobriu o Brasil, de Ivan Jaf (2013), Minha irmã vampira, de Sienna Mercer (2010), e terminando com Draculaura, vampira pertencente à hipermídia.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Ambrosini, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui dupla habilitação no Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, tendo concluído a licenciatura no ano de 2014, e o bacharelado, com ênfase no Tópico do Fantástico na Literatura Infantojuvenil, em 2015. Possui experiência como revisora e corretora textual, e também na área da educação, na qual já atuou como professora de Língua Portuguesa. Atualmente, é aluna do Curso de Mestrado em Literatura, na linha de Textualidades Híbridas, pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Letras - Faculdades Integradas Hebraico Brasileira Renascença (1987), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Cursou o Pós Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Bolsista da Fundación Carolina na Universidad Autónoma de Madrid(2009). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua na Pós Graduação orientando projetos de pesquisa na área de Teopoética, estudos comparados entre Teologia e Literatura. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase no diálogo cpma literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: José Saramago, Teologia, Bíblia e Literatura, Madalena, Judas, Diabo, O demoníaco na Litertura, o vampiro na Literatura, contos, criação literária, Dirige o NUTEL, Núcleo de Estudos comparados entre Teologia e Literatura sediado na UFSC, em Florianópolis, Santa Catarina. É graduanda de Teologia na FACASC, Faculdade de Teologia de Santa Catarina. Realizou Pós Doutoramento na UFMG em 2013. É contista com diversos prêmios recebidos e livros publicados.

Publicado

2019-07-15

Cómo citar

Ambrosini, C., & Ferraz de Azevedo de Oliveira, S. (2019). O VAMPIRO PARA PEQUENOS LEITORES: SUAS FACETAS NO UNIVERSO DE ALGUNS LIVROS INFANTO JUVENIS VARIAM?. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(1), 038–053. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p038-053

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.