PRÁTICAS DE POLICIAMENTO DA LEITURA NA ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p324-339

Palabras clave:

Leitura, Práticas de Policiamento, Escola.

Resumen

Este artigo problematiza o trabalho que a Escola realiza com a leitura. Faz uma relação teórico-discursiva do ensino de leitura associado a algumas concepções de linguagem que fundamentaram o ensino de língua portuguesa e que acabaram contribuindo para o policiamento das atividades de leitura em contexto escolar. O artigo discute brevemente como a Escola foi constituída enquanto instituição detentora do papel fiscalizador do conhecimento, passando a monitorar as práticas desenvolvidas em seus espaços de ensino, especificamente as de leitura. O estudo critica a concepção de leitura associada à perspectiva gramatical de ensino da língua em contraste com a perspectiva dialógica, elegendo esta como uma proposta favorável ao ensino de leitura na escola. Ao final, sugere-se o gênero debate como proposta para as aulas de leitura. O artigo se consolida como resultado de estudos e discussões teóricas realizadas sobre o assunto no curso de doutorado, tendo como referências autores como Foucambert (1994), Goulemot (2001), entre outros.  

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Biografía del autor/a

Carlos Borges Junior, Universidade do Tocantins Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Universidade do Tocantins - Unitins. Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Jornalismo pela mesma Universidade. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá, atualmente sede da Universidade do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA. Membro do grupo de pesquisas Língua, Discurso e Interação cadastrado no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. E-mail: borges-junior@hotmail.com.

Publicado

2017-06-17

Cómo citar

Borges Junior, C. (2017). PRÁTICAS DE POLICIAMENTO DA LEITURA NA ESCOLA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(1), 324–339. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p324-339

Número

Sección

Artigos

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