TROPICALISMO E IDENTIFICAÇÃO NACIONAL: CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p263-272Palabras clave:
Tropicalismo, identidade nacional, cultura, sociedade, cinemaResumen
Este escrito busca trabalhar com a identificação nacional na época do movimento tropicalista. Para tal, utilizam-se duas obras de cinema no intuito de melhor ilustrar os mecanismos discursivos críticos usados pelos tropicalistas. Estas duas obras cinematográficas são “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, e “Bye Bye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. Ambas obras se utilizam claramente de uma estética tropicalista para abordarem a nação brasileira e uma busca de identidade nacional. A utilização de obras de arte cinematográficas, ambas com caráter tão nitidamente brasileiro, podem revelar-nos alguns importantes aspectos identitários próprios da sociedade nacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.