LINGUAGEM COMO PONTO DE INTERSECÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E LINGUÍSTICA: OS SISTEMAS DE PERSONALIDADE MANIFESTADOS POR RASKOLNIKOV, EM “CRIME E CASTIGO”, DE DOSTOIEVSKI
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p273-287Palabras clave:
linguística, psicanálise, linguagem.Resumen
Neste artigo buscasse traçar um diálogo entre psicanálise e linguística, tendo a linguagem como denominador comum. Nesse sentido, tomamos como aporte teórico os escritos do linguista Ferdinand Saussure no que diz respeito ao sistema linguístico e as noções de signo e de valor. Da área da psicanálise, o aporte teórico é Sigmund Freud, fundador da área de estudos e primeiro estudioso da psique humana, principalmente a teoria das personalidades, o nível de felicidade e o conceito de civilização. Para aplicar essas premissas, estudamos o romance “Crime e Castigo”, do escritor russo Fiódor Dostoievski, e buscamos compreender a cena do crime, que se passa na parte I, no início do capítulo VII e quais as relações entre a psique da personagem com a linguagem que ora ela utiliza para narrar a cena e ora é utilizada pelo narrador onisciente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.