DO OBJETIVISMO À CONCEPTUALIZAÇÃO SOCIOCOGNITIVA: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS SOBRE O ESTUDO DO SIGNIFICADO

Autores

  • Aline Nardes dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Rove Luiza de Oliveira Chishman Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p124-143

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a noção de significado em uma perspectiva ampla, abrangendo concepções filosóficas, linguísticas e culturais. Para isso, contrasta-se a visão tradicional ou objetivista do significado com a visão experiencialista, na qual se insere o paradigma da Linguística Cognitiva e sua proposta de estudo do significado como conceptualização. Verifica-se que, conforme o objetivismo, a produção de significado está totalmente dissociada de características sociais, culturais e subjetivas dos falantes. Já o experiencialismo coloca em evidência os processos cognitivos, imaginativos e intersubjetivos que permeiam o significado. Em vista disso, conclui-se que a agenda dos estudos do significado na atualidade, no que se refere a abordagens experiencialistas e sociocognitivas, têm valorizado cada vez mais os processos de significação em seus contextos sociais, culturais e interacionais.

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Biografia do Autor

Aline Nardes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutoranda em Linguística Aplicada pela mesma instituição.

Rove Luiza de Oliveira Chishman, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Doutora em Linguística Aplicada (PUC/RS). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

26-04-2016

Como Citar

dos Santos, A. N., & Chishman, R. L. de O. (2016). DO OBJETIVISMO À CONCEPTUALIZAÇÃO SOCIOCOGNITIVA: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS SOBRE O ESTUDO DO SIGNIFICADO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 10(1), 124–143. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p124-143

Edição

Seção

Artigos