O PROJETO DE LEI 7032/10 PREVÊ LINGUAGENS ARTÍSTICAS SEPARADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SERÁ O FIM DA POLIVALÊNCIA?

Autores/as

  • Valéria Metroski de Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p261-275

Palabras clave:

Projeto de lei 7032/10. Ensino de Arte. Linguagens artísticas.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo a problematização do projeto de lei 7032/10, o qual prevê alteração para a “indefinição” existente na palavra ‘arte’ contida na LDB 9394/96, através da inserção das nomenclaturas específicas das quatro linguagens artísticas e consequentemente sua obrigatoriedade. Para tal, vamos relembrar o surgimento dos cursos de Educação Artística e sua transformação em áreas específicas: Música, Dança, Teatro e Artes Visuais ao longo das últimas quatro décadas. Determinamos este marco devido à obrigatoriedade do Ensino da Arte na Educação Básica com a LDB 5692/71. Pretendemos, também, apresentar a quantidade atual de cursos de arte nas quatro linguagens artísticas e sua interferência no ensino de Arte. Para realizarmos essa pesquisa nos utilizaremos de dados oriundos do MEC e de vários textos escritos por Ana Mae Barbosa e de outros teóricos que também escreveram a respeito do ensino da arte, tais como: Maria Cristina da Rosa Fonseca, Fernando Hernandez e Marilda Oliveira. Após analise e problematização do projeto de lei acima referido, constatamos que ele trará um beneficio imediato, após a sua transformação em lei, no que se refere à nomenclatura específica de quais linguagens deverão ser ensinadas nas aulas de Arte. No entanto, a sua efetivação demorará muitos anos para ser realizada, caso não haja mudanças profundas na quantidade de cursos de licenciatura em arte no Brasil e alterações na estrutura curricular na educação básica.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Metroski de Alvarenga

Graduada em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Paraná (UDESC).

PPGAV - CEART - UDESC

 

Publicado

2014-04-18

Cómo citar

Metroski de Alvarenga, V. (2014). O PROJETO DE LEI 7032/10 PREVÊ LINGUAGENS ARTÍSTICAS SEPARADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SERÁ O FIM DA POLIVALÊNCIA?. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 7(3), 261–275. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p261-275

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.