CONTRAPOR É CANSATIVO: A ERA DA PÓS-VERDADE E SUAS APLICAÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL DE JAIR BOLSONARO VIA WHATSAPP

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p025-044

Keywords:

Pós-Verdade. Comunicação Social. Eleições. WhatsApp.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica do conceito de pós-verdade, pela ótica da comunicação social, utilizando como case a campanha do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, intitulada “Brasil Acima de Tudo, Deus acima de Todos”. A análise do discurso tem como base pesquisas bibliográficas e divide-se em três momentos. Primeiramente a definição da pergunta de pesquisa; que visa responder se “a pós-verdade pode explicar a crença em massa na imensidão de notícias inverídicas espalhadas no último período eleitoral brasileiro?”. No segundo momento interpreta-se a teoria contemporânea da pós-verdade, na qual fatos objetivos são preteridos em relação a narrativas emocionais; para em seguida relacioná-la com as novas mídias comunicacionais, em um foco nos discursos emitidos via aplicativo WhatsApp. Após a coleta de informações de obras impressas e artigos da internet chega-se ao resultado da pesquisa, onde identificou-se a origem do termo pós-verdade e seus efeitos na atual sociedade, concluindo que ela pode apenas em partes elucidar a convicção nas mensagens não verdadeiras criadas durante a eleição presidencial. Para explicar na totalidade tal fenômeno seriam necessários estudos mais aprofundados na área do marketing político.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Lepeck, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE (Brusque/SC)

Rafael Luiz Zen

Professor orientador, mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (Florianópolis/SC).

Published

2020-04-23

How to Cite

Lepeck, G., & Luiz Zen, R. (2020). CONTRAPOR É CANSATIVO: A ERA DA PÓS-VERDADE E SUAS APLICAÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL DE JAIR BOLSONARO VIA WHATSAPP. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(1), 025–044. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p025-044

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.