A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

Autores

  • Sandra Pottmeier Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p101-116

Palavras-chave:

Proposta Curricular de Santa Catarina, Leitura, Experiência.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a relação entre a leitura e a experiência na Proposta Curricular de Santa Catarina. A partir do presente documento, questiona-se: i) tem se considerado as experiências com a leitura desses estudantes na escola e fora dela?; ii) qual o lugar da experiência nas práticas de leitura? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (MINAYO, 2007) norteada pela Proposta Curricular de Santa Catarina (1991; 1998a; 1998b; 1998c; 2005; 2014) perpassada por reflexões de Bakhtin (2012), Benjamin (1994; 2002), Foucault (1984; 2008) e Larrosa (2011). Os resultados apontam que o lugar da experiência nas práticas de leitura na Proposta Curricular de Santa Catarina sinaliza para aquele que comporta uma verdade e respeita o particular, o subjetivo que traz consigo, que é de si e para si daquilo que não se viveu. Assim, a experiência nessa perspectiva histórico-cultural não comporta um saber único, correto, mas sim, pensar no outro e como posso constituir-me nessa relação não vivida antes com esse outro. 

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Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras e mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente na rede estadual de ensino no município de Blumenau/SC.

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Publicado

15-07-2019

Edição

Seção

Artigos