AMAZÔNIA GAÚCHA: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO EM VILHENA – RO

Autores

  • Ednaldo Tartaglia Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR
  • Sorhaya Chediak UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n1p105-119

Palavras-chave:

Sociolinguística, Atitudes linguísticas, Dialetos, Vilhena, Amazônia.

Resumo

RESUMO: Este trabalho é a explanação de uma pesquisa sociolinguística realizada em Vilhena – Rondônia. Verificamos as atitudes linguísticas dos moradores de Vilhena em relação ao dialeto gaúcho propagado no município e sua contribuição para a construção do linguajar vilhenense. Assim, questionamos: o dialeto gaúcho contribuiu na construção sociolinguística de Vilhena? Para responder essa questão, fizemos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo com aplicação de questionários sociolinguísticos. Sustentamos nossos argumentos nos estudos sobre a língua e a linguagem (CABRAL, 1982; FERREIRA & CARDOSO, 1994), a cultura (ABBAGNANO, 1982; DUBOIS, 2004; TYLOR, 1920), a identidade (BAUMAN, 2005; HALL, 2006) e a respeito da Sociolinguística (CALVET, 2002; MUSSALIM & BENTES, 2005). A análise desenvolvida aponta as atitudes de alguns moradores em relação ao linguajar proferido no município, a força do dialeto vilhenense, além de mostrar elementos da cultura gaúcha, suas tradições que são visíveis, em Vilhena, desde a emancipação política até atualidade.

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Biografia do Autor

Ednaldo Tartaglia Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR e membro do GELLSO-UNIR.

Sorhaya Chediak, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Mestranda e bolsista da CAPES no Programa Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e membro do GEAL-UNIR.

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Publicado

18-04-2015

Como Citar

Santos, E. T., & Chediak, S. (2015). AMAZÔNIA GAÚCHA: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO EM VILHENA – RO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 9(1), 105–119. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n1p105-119

Edição

Seção

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