ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO LUTO NO FILME MANCHESTER À BEIRA-MAR

Autores

Resumo

Esta pesquisa qualitativa-interpretativa, enquadrada no contexto teóricometodológico da Análise do Discurso de linha francesa, propõe uma análise discursiva da construção do luto no filme Manchester à Beira-mar, concentrando-se na formação do ethos discursivo do protagonista Lee Chandler. A partir dessa perspectiva, investigamos como a representação discursiva configura o posicionamento religioso cristão como um elemento crucial na superação do luto. Para tanto, utilizamos os conceitos de cena de enunciação e ethos discursivo. Os resultados evidenciam que a articulação dos elementos discursivos para transmitir a mensagem desejada desempenha um papel significativo na construção do ethos discursivo, buscando estabelecer credibilidade junto ao público-alvo. A representação social de Lee Chandler, sob a ótica do discurso religioso cristão, destaca o luto marcado pela culpa como um fenômeno social de experiência singular. Esse sentimento pode desencadear um processo de luto “complexo”, no qual o sujeito enfrenta dificuldades para iniciar um novo ciclo, mas encontra a possibilidade de alívio e redenção ao perdoar a si mesmo e à pessoa que julga responsável por motivar essa perda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzirene Gonçalves dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Letras pelas Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins - UFT/CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Downloads

Publicado

09-09-2025

Como Citar

Santos, L. G. dos, & Soares, T. B. (2025). ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO LUTO NO FILME MANCHESTER À BEIRA-MAR . Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 19(1), 089–109. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/12063