ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO LUTO NO FILME MANCHESTER À BEIRA-MAR

Auteurs-es

Résumé

Esta pesquisa qualitativa-interpretativa, enquadrada no contexto teóricometodológico da Análise do Discurso de linha francesa, propõe uma análise discursiva da construção do luto no filme Manchester à Beira-mar, concentrando-se na formação do ethos discursivo do protagonista Lee Chandler. A partir dessa perspectiva, investigamos como a representação discursiva configura o posicionamento religioso cristão como um elemento crucial na superação do luto. Para tanto, utilizamos os conceitos de cena de enunciação e ethos discursivo. Os resultados evidenciam que a articulação dos elementos discursivos para transmitir a mensagem desejada desempenha um papel significativo na construção do ethos discursivo, buscando estabelecer credibilidade junto ao público-alvo. A representação social de Lee Chandler, sob a ótica do discurso religioso cristão, destaca o luto marcado pela culpa como um fenômeno social de experiência singular. Esse sentimento pode desencadear um processo de luto “complexo”, no qual o sujeito enfrenta dificuldades para iniciar um novo ciclo, mas encontra a possibilidade de alívio e redenção ao perdoar a si mesmo e à pessoa que julga responsável por motivar essa perda.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luzirene Gonçalves dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Letras pelas Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins - UFT/CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Téléchargements

Publié-e

2025-09-09

Comment citer

Santos, L. G. dos, & Soares, T. B. (2025). ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO LUTO NO FILME MANCHESTER À BEIRA-MAR . Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 19(1), 089–109. Consulté à l’adresse https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/12063