A DINÂMICA DE MOVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO EM PERSPECTIVA NOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: O CASO HIPOTÉTICO DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p03-23Palavras-chave:
Educação Matemática, Pensamento Matemático, Três Mundos da Matemática, Teorema de Pitágoras.Resumo
Neste trabalho tem-se o objetivo de apresentar a dinâmica de movimento do pensamento matemático em perspectiva no quadro teórico dos Três Mundos da Matemática de David Tall: o Mundo Corporificado, como o cenário dos sentidos e das percepções agindo em objetos matemáticos físicos ou mentais; o Mundo Simbólico, que promove as manipulações simbólicas e o desenvolvimento da linguagem matemática; e o Mundo Formal, que refina e descreve o pensamento matemático por meio de axiomas, teoremas e prova matemática. Considera-se o aprimoramento do conhecimento matemático por intermédio de três tipos de agir e por três modos de abstrair, matematicamente, no transcorrer da jornada cognitiva de cada participante em procedimentos educacionais da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico a partir de leituras de textos e reflexões teóricas. Propõe-se uma síntese do referido quadro teórico, que serve como guia para processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.
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