A DINÂMICA DE MOVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO EM PERSPECTIVA NOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: O CASO HIPOTÉTICO DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p03-23

Palabras clave:

Educação Matemática, Pensamento Matemático, Três Mundos da Matemática, Teorema de Pitágoras.

Resumen

Neste trabalho tem-se o objetivo de apresentar a dinâmica de movimento do pensamento matemático em perspectiva no quadro teórico dos Três Mundos da Matemática de David Tall: o Mundo Corporificado, como o cenário dos sentidos e das percepções agindo em objetos matemáticos físicos ou mentais; o Mundo Simbólico, que promove as manipulações simbólicas e o desenvolvimento da linguagem matemática; e o Mundo Formal, que refina e descreve o pensamento matemático por meio de axiomas, teoremas e prova matemática. Considera-se o aprimoramento do conhecimento matemático por intermédio de três tipos de agir e por três modos de abstrair, matematicamente, no transcorrer da jornada cognitiva de cada participante em procedimentos educacionais da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico a partir de leituras de textos e reflexões teóricas. Propõe-se uma síntese do referido quadro teórico, que serve como guia para processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo Aparecido Polegatti, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui Licenciatura Plena em Matemática e Desenho Geométrico pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e Especialização em Linguagem e Educação pela Associação Vilhenense de Educação e Cultura (2004). É Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como professor nível 3 do Governo do Estado de Rondônia no Ensino Médio de fevereiro de 1998 a dezembro de 2010. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase em Matemática, Física, Estatística e Desenho Geométrico. Desde Janeiro de 2010 é professor efetivo EBTT de Matemática do IFMT - Campus Juína, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Educação Matemática, Etnomatemática e os Três Mundos da Matemática, com ênfase na Educação Intercultural Indígena e na formação de professores que ensinam Matemática. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Matemático ? GEPPMat do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL.

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000).

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1974), especializaçao em Matemática na área de Análise pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Em 2009 concluiu mais uma etapa em sua formação com o Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná, escrevendo uma tese em Geometria - Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. 

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Polegatti, G. A., Savioli, A. M. P. das D., & Leivas, J. C. P. (2022). A DINÂMICA DE MOVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO EM PERSPECTIVA NOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: O CASO HIPOTÉTICO DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 28(1), 03–23. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p03-23