A DINÂMICA DE MOVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO EM PERSPECTIVA NOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: O CASO HIPOTÉTICO DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p03-23Palabras clave:
Educação Matemática, Pensamento Matemático, Três Mundos da Matemática, Teorema de Pitágoras.Resumen
Neste trabalho tem-se o objetivo de apresentar a dinâmica de movimento do pensamento matemático em perspectiva no quadro teórico dos Três Mundos da Matemática de David Tall: o Mundo Corporificado, como o cenário dos sentidos e das percepções agindo em objetos matemáticos físicos ou mentais; o Mundo Simbólico, que promove as manipulações simbólicas e o desenvolvimento da linguagem matemática; e o Mundo Formal, que refina e descreve o pensamento matemático por meio de axiomas, teoremas e prova matemática. Considera-se o aprimoramento do conhecimento matemático por intermédio de três tipos de agir e por três modos de abstrair, matematicamente, no transcorrer da jornada cognitiva de cada participante em procedimentos educacionais da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico a partir de leituras de textos e reflexões teóricas. Propõe-se uma síntese do referido quadro teórico, que serve como guia para processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.