O ALINHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / THE ALIGNMENT OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY WITH THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p117-135Palavras-chave:
Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de Ciências, Base Nacional Comum CurricularResumo
O presente artigo apresenta o alinhamento da Alfabetização Científica e Tecnológica com a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador dos currículos da Educação Brasileira a Nível Básico. O objetivo foi verificar a aproximação das competências específicas como os atributos elencados por Fourez (2005) almejados em um indivíduo alfabetizado científica e tecnologicamente, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pela análise pôde-se verificar que nem todos os atributos são evidenciados em todas as competências específicas, de forma totalmente conectiva. Pode-se citar como exemplo na primeira competência específica ter-se destacado a autonomia e o domínio e responsabilidade. Já na segunda observou-se a autonomia e comunicação com maior destaque, enquanto que na terceira competência notou-se a presença de todos os atributos. Para estas competências específicas o atributo autonomia foi mais presente.Downloads
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Publicado
2021-09-29
Como Citar
Tarnowski, K. dos S., Lawall, I. T., & Devegili, K. L. (2021). O ALINHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / THE ALIGNMENT OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY WITH THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE. Revista Dynamis, 27(2), 117–135. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p117-135
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Artigos
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