O ALINHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / THE ALIGNMENT OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY WITH THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p117-135

Palabras clave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de Ciências, Base Nacional Comum Curricular

Resumen

O presente artigo apresenta o alinhamento da Alfabetização Científica e Tecnológica com a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador dos currículos da Educação Brasileira a Nível Básico. O objetivo foi verificar a aproximação das competências específicas como os atributos elencados por Fourez (2005) almejados em um indivíduo alfabetizado científica e tecnologicamente, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pela análise pôde-se verificar que nem todos os atributos são evidenciados em todas as competências específicas, de forma totalmente conectiva. Pode-se citar como exemplo na primeira competência específica ter-se destacado a autonomia e o domínio e responsabilidade. Já na segunda observou-se a autonomia e comunicação com maior destaque, enquanto que na terceira competência notou-se a presença de todos os atributos. Para estas competências específicas o atributo autonomia foi mais presente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karoline dos Santos Tarnowski, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Professora de Química na Educação de Jovens e Adultos (SED/SC), mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (UDESC), licenciada em Química (UDESC) e técnica em Química (SOCIESC).

Ivani Teresinha Lawall, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Professora Associada do Departamento de Física da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente atua no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMT) e no curso de Licenciatura em Física. Licenciada em Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1986), mestrado e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) em 2008-2009. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física e Tecnologia - GEPEFT. Tem experiência na área de Educação/Ensino de Física e Formação de Professores com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da Física, Ensino por Investigação, Alfabetização Científica e Tecnológica e Motivação.

Karlinne Lisandra Devegili, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Especialização em Interdisciplinaridade na Educação Básica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX (2007). Licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Atualmente leciono disciplinas de Física Básica e Ensino de Física, como colaboradora UDESC

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

Tarnowski, K. dos S., Lawall, I. T., & Devegili, K. L. (2021). O ALINHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / THE ALIGNMENT OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY WITH THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE. Revista Dynamis, 27(2), 117–135. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p117-135