DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO: UMA DISCUSSÃO SOB A VISÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS / LEARNING DIARIES AS AN INSTRUMENT TO PROMOTE METACOGNITIVE THINKING: A DISCUSSION UNDER THE VIEW OF THE SUBJECTS INVOLVED

Autores

  • Camila Boszko Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p194-211

Palavras-chave:

metacognição, narrativas, formação de professores, reflexão.

Resumo

Este trabalho discute o potencial dos diários de aprendizagem como instrumento estimulador da expressividade de elementos metacognitivos, tendo como questionamento: que elementos metacognitivos são favorecidos com os diários reflexivos como ferramenta de aprendizagem? Partiu-se da identificação de que a literatura tem se ocupado de discutir essa possibilidade sem apresentar estudos que mostrem o detalhamento de quais elementos metacognitivos são favorecidos e quais os que merecem serem revistos. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Física em formação inicial que fizeram uso de diários de aprendizagem durante um semestre letivo em um componente curricular. Os resultados mostraram que os diários de aprendizagem podem ser considerados favorecedores dessa forma de pensamento. O estudo identificou fragilidades em alguns componentes metacognitivos apontando à possibilidade de que esses diários sejam acompanhados de guias orientativos ou questionários que auxiliem a ativação dessa forma de pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Boszko, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UPF); Bolsista PROSUC CAPES/UPF.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Docente permanente e coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), ambos na Universidade de Passo Fundo - UPF. 

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Boszko, C., & Rosa, C. T. W. da. (2021). DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO: UMA DISCUSSÃO SOB A VISÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS / LEARNING DIARIES AS AN INSTRUMENT TO PROMOTE METACOGNITIVE THINKING: A DISCUSSION UNDER THE VIEW OF THE SUBJECTS INVOLVED. Revista Dynamis, 27(1), 194–211. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p194-211

Edição

Seção

Artigos