DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO: UMA DISCUSSÃO SOB A VISÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS / LEARNING DIARIES AS AN INSTRUMENT TO PROMOTE METACOGNITIVE THINKING: A DISCUSSION UNDER THE VIEW OF THE SUBJECTS INVOLVED
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p194-211Palabras clave:
metacognição, narrativas, formação de professores, reflexão.Resumen
Este trabalho discute o potencial dos diários de aprendizagem como instrumento estimulador da expressividade de elementos metacognitivos, tendo como questionamento: que elementos metacognitivos são favorecidos com os diários reflexivos como ferramenta de aprendizagem? Partiu-se da identificação de que a literatura tem se ocupado de discutir essa possibilidade sem apresentar estudos que mostrem o detalhamento de quais elementos metacognitivos são favorecidos e quais os que merecem serem revistos. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Física em formação inicial que fizeram uso de diários de aprendizagem durante um semestre letivo em um componente curricular. Os resultados mostraram que os diários de aprendizagem podem ser considerados favorecedores dessa forma de pensamento. O estudo identificou fragilidades em alguns componentes metacognitivos apontando à possibilidade de que esses diários sejam acompanhados de guias orientativos ou questionários que auxiliem a ativação dessa forma de pensamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.