CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ALGUNS PRESSUPOSTOS FAMILIARES / PRIOR KNOWLEDGE OF STUDENTS AT A FEDERAL TECHNICAL SCHOOL AND THEIR PERCEPTIONS ON FINANCIAL EDUCATION: SOME FAMILY ASSUMPTIONS

Autores

  • Patricia Santana de Argolo Instituto Federal da Bahia
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p101-114

Palavras-chave:

Educação Financeira. Conhecimentos prévios. Prática pedagógica.

Resumo

Objetiva-se neste estudo: “Problematizar com alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal da Bahia – IFBA o tema planejamento financeiro, com base no conhecimento da Educação Financeira”. A prática pedagógica investigativa foi realizada em uma escola de Ensino Médio Técnico do município de Valença/BA. Os sujeitos participantes foram 26 alunos do terceiro ano. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Os dados foram analisados usando os pressupostos da análise textual discursiva. Os resultados revelaram duas categorias de análise, Economia  e Consciência. Observamos que os alunos já despertaram a consciência em suas escolhas, demonstrando que não se pode descuidar do que foi conquistado com dificuldade. As afirmações nos levaram a refletir no sentido de observar como esses jovens se colocam diante das suas questões financeiras, ao mesmo tempo, a nos posicionar enquanto educadoras, auxiliando-os  na construção dessa consciência financeira em sua formação.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Santana de Argolo, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do vale do Taquari - Univates.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Docente do Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e do Doutorado e Mestrado em Ensino - Universidade do Vale do Taquari - Univates

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Bióloga, Doutora em Ciências, ênfase em Ecologia. Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Argolo, P. S. de, Rehfeldt, M. J. H., & Strohschoen, A. A. G. (2021). CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ALGUNS PRESSUPOSTOS FAMILIARES / PRIOR KNOWLEDGE OF STUDENTS AT A FEDERAL TECHNICAL SCHOOL AND THEIR PERCEPTIONS ON FINANCIAL EDUCATION: SOME FAMILY ASSUMPTIONS. Revista Dynamis, 27(1), 101–114. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p101-114

Edição

Seção

Artigos