CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ALGUNS PRESSUPOSTOS FAMILIARES / PRIOR KNOWLEDGE OF STUDENTS AT A FEDERAL TECHNICAL SCHOOL AND THEIR PERCEPTIONS ON FINANCIAL EDUCATION: SOME FAMILY ASSUMPTIONS

Autores/as

  • Patricia Santana de Argolo Instituto Federal da Bahia
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p101-114

Palabras clave:

Educação Financeira. Conhecimentos prévios. Prática pedagógica.

Resumen

Objetiva-se neste estudo: “Problematizar com alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal da Bahia – IFBA o tema planejamento financeiro, com base no conhecimento da Educação Financeira”. A prática pedagógica investigativa foi realizada em uma escola de Ensino Médio Técnico do município de Valença/BA. Os sujeitos participantes foram 26 alunos do terceiro ano. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Os dados foram analisados usando os pressupostos da análise textual discursiva. Os resultados revelaram duas categorias de análise, Economia  e Consciência. Observamos que os alunos já despertaram a consciência em suas escolhas, demonstrando que não se pode descuidar do que foi conquistado com dificuldade. As afirmações nos levaram a refletir no sentido de observar como esses jovens se colocam diante das suas questões financeiras, ao mesmo tempo, a nos posicionar enquanto educadoras, auxiliando-os  na construção dessa consciência financeira em sua formação.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Santana de Argolo, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do vale do Taquari - Univates.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Docente do Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e do Doutorado e Mestrado em Ensino - Universidade do Vale do Taquari - Univates

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Bióloga, Doutora em Ciências, ênfase em Ecologia. Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

Argolo, P. S. de, Rehfeldt, M. J. H., & Strohschoen, A. A. G. (2021). CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ALGUNS PRESSUPOSTOS FAMILIARES / PRIOR KNOWLEDGE OF STUDENTS AT A FEDERAL TECHNICAL SCHOOL AND THEIR PERCEPTIONS ON FINANCIAL EDUCATION: SOME FAMILY ASSUMPTIONS. Revista Dynamis, 27(1), 101–114. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p101-114