HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO CAMINHO PARA DISCUSSÃO DA MULHER NA CIÊNCIA / HISTORY OF CHEMISTRY AS A WAY FOR DISCUSSION OF WOMEN IN SCIENCE

Autores

  • Lucas Peres Guimarães IFRJ
  • Denise Leal de Castro IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p122-135

Resumo

O trabalho aqui desenvolvido tem como objetivo investigar as ideias dos alunos a respeito de cientistas e como relacionam a mulher com a ciência. A História da Química no Ensino foi destacada a partir do episódio histórico referente à cientista Lise Meitner e toda sua trajetória envolvendo a fissão nuclear. A investigação foi feita com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Barra Mansa (RJ). Concluímos que as alunas e os alunos investigados tinham uma visão distorcida dos cientistas, com ideia de uma ciência masculinizada. Mas a problematização do episódio histórico de Lise Meitner e a descoberta da fissão nuclear proporcionaram uma reflexão inicial dos estereótipos apresentados pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Peres Guimarães, IFRJ

Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências pela mesma instituição (2018). Possui graduação em Química pela Universidade de Taubaté (2015) e graduação em Ciências Biológicas-LICENCIATURA pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2010). Atualmente é professor de ciências da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, professor de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, articulador de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência no Ensino; Experimentação; Química no Ensino Fundamental.

Denise Leal de Castro, IFRJ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Guimarães, L. P., & Castro, D. L. de. (2020). HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO CAMINHO PARA DISCUSSÃO DA MULHER NA CIÊNCIA / HISTORY OF CHEMISTRY AS A WAY FOR DISCUSSION OF WOMEN IN SCIENCE. Revista Dynamis, 26(2), 122–135. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p122-135

Edição

Seção

Relatos de experiências