A ARGUMENTAÇÃO PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO PROPULSORA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA / THE ARGUMENTATION PRESENT IN CONSTRUCTION OF CONCEPTUAL MAPS AS DRIVER OF CRITICAL MEANINGFUL LEARNING

Autores

  • Sylvia De Chiaro Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Universidade Federal de Pernambuco
  • Raquel Cordeiro Nogueira Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p68-85

Palavras-chave:

aprendizagem significativa crítica, mapa conceitual, argumentação, pensamento crítico-reflexivo, ensino de química/critical meaningful learning, concept map, argumentation, critical-reflexive thinking, chemistry teaching

Resumo

O mapa conceitual é uma ferramenta muito utilizada no contexto educacional para apoiar o estudante na articulação do conhecimento e o professor como instrumento de avaliação. Apoiado em uma concepção de linguagem como constitutiva da cognição, este estudo intenta mostrar que o caráter inerentemente argumentativo que caracteriza a construção dos mapas conceituais contribui para que ele seja um recurso didático privilegiado na aprendizagem significativa crítica. Entendendo a argumentação como caracterizada pela justificação e negociação de perspectivas a partir de uma organização discursiva formada pela relação entre argumento, contra-argumento e resposta, ela tem sido considerada um caminho propício a um funcionamento crítico-reflexivo na construção do conhecimento. Reconhecendo essa movimentação discursiva na construção de mapas conceituais de alunos de química do ensino médio em uma escola pública da região metropoliana do Recife, as análises realizadas mostram portanto, a relação intrínseca que existe entre argumentação e aprendizagem significativa crítica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvia De Chiaro, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Universidade Federal de Pernambuco

Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Pernambuco

Raquel Cordeiro Nogueira Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva - Universidade Fedral de Pernambuco

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

De Chiaro, S., Aquino, K. A. da S., & Lima, R. C. N. (2019). A ARGUMENTAÇÃO PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO PROPULSORA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA / THE ARGUMENTATION PRESENT IN CONSTRUCTION OF CONCEPTUAL MAPS AS DRIVER OF CRITICAL MEANINGFUL LEARNING. Revista Dynamis, 25(3), 68–85. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p68-85