A ARGUMENTAÇÃO PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO PROPULSORA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA / THE ARGUMENTATION PRESENT IN CONSTRUCTION OF CONCEPTUAL MAPS AS DRIVER OF CRITICAL MEANINGFUL LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p68-85Palabras clave:
aprendizagem significativa crítica, mapa conceitual, argumentação, pensamento crítico-reflexivo, ensino de química/critical meaningful learning, concept map, argumentation, critical-reflexive thinking, chemistry teachingResumen
O mapa conceitual é uma ferramenta muito utilizada no contexto educacional para apoiar o estudante na articulação do conhecimento e o professor como instrumento de avaliação. Apoiado em uma concepção de linguagem como constitutiva da cognição, este estudo intenta mostrar que o caráter inerentemente argumentativo que caracteriza a construção dos mapas conceituais contribui para que ele seja um recurso didático privilegiado na aprendizagem significativa crítica. Entendendo a argumentação como caracterizada pela justificação e negociação de perspectivas a partir de uma organização discursiva formada pela relação entre argumento, contra-argumento e resposta, ela tem sido considerada um caminho propício a um funcionamento crítico-reflexivo na construção do conhecimento. Reconhecendo essa movimentação discursiva na construção de mapas conceituais de alunos de química do ensino médio em uma escola pública da região metropoliana do Recife, as análises realizadas mostram portanto, a relação intrínseca que existe entre argumentação e aprendizagem significativa crítica.
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