O CÁLCULO E OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO / THE CALCULUS AND THE THREE WORLDS OF MATHEMATICS: A STATE OF KNOWLEDGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p39-55

Palavras-chave:

, Cálculo, Três Mundos da Matemática, Estado do Conhecimento.

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de sistematizar e analisar a produção científica brasileira, em nível de pós-graduação stricto sensu, envolvendo o ensino e aprendizagem de conceitos relativos ao Cálculo, no contexto da teoria dos Três Mundos da Matemática. Para tanto, primeiramente foi selecionado o corpus de análise do estudo, sendo, então, realizada a leitura flutuante dos textos para a constituição das bibliografias anotada, sistematizada e categorizada. Analisando as informações encontradas, percebeu-se que ainda são poucas as pesquisas realizadas na perspectiva investigada e que as existentes se concentram no conceito de derivada e no ensino e aprendizagem voltado para cursos de Engenharia. Nesse sentido, a ausência de trabalhos abordando o conceito de Integral, no contexto de Cursos de Licenciatura em Matemática, sob a ótica da teoria dos Três Mundos da Matemática, aponta uma direção e um sentido que ainda podem explorados em futuras investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Winicius da Silva Bueno, Instituto Federal Farroupilha

É doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS, possui mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2009) e graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha. Seus principais temas de pesquisa e atuação são: funções, cálculo diferencial e intregral, modelagem matemática, didática da matemática e três mundos da matemática.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. Atualmente é professor adjunto (20 horas) do Instituto de Matemática, Departamento de Estatística, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da FAMAT (FAculdade de Matemática), Departamento de Estatística, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

Bueno, R. W. da S., & Viali, L. (2019). O CÁLCULO E OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO / THE CALCULUS AND THE THREE WORLDS OF MATHEMATICS: A STATE OF KNOWLEDGE. Revista Dynamis, 25(2), 39–55. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p39-55

Edição

Seção

Artigos