JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR / DIDACTIC GAMES FOR THE TEACHING OF SCIENCES AND MATHEMATICS IN THE PEDAGOGICAL HOME CARE

Autores

  • Margarete Virgínia Gonçalves Silva Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil. / Professor
  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Campus Curitiba / Professor Titular
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino. / Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p180-195

Palavras-chave:

Jogos didáticos, atendimento pedagógico domiciliar, ensino de ciências.

Resumo

Este trabalho é parte do estudo realizado com professores que atuam no programa de Atendimento Pedagógico Domiciliar da SEED de Curitiba – PR, discutindo suas concepções quanto à utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de conceitos científicos das disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Busca-se ainda evidenciar e problematizar a estratégia dos jogos didáticos como fator de contribuição para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e da autoestima do aluno-paciente, seriamente comprometida em função de sua doença. A produção e elaboração dos jogos foi artesanal. A metodologia da pesquisa e de análise de dados com os professores foi a de estudo de caso com enfoque qualitativo. Para os professores entrevistados, os jogos didáticos apresentam-se como uma boa estratégia de ensino, enriquecendo as aulas e proporcionando aos alunos nessa condição de APD uma oportunidade de aquisição do conhecimento de forma eficiente e também divertida.

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Biografia do Autor

Margarete Virgínia Gonçalves Silva, Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil. / Professor

Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986). Em 2002, concluiu Especialização 'lato sensu' em Gestão de Serviços de Saúde. Em 2003, iniciou atividades de docência ministrando aulas nas modalidades de ensino médio e educação de jovens e adultos na disciplina de química. Em 2009, concluiu o Programa de Formação de Professores - habilitação em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em 2010, concluiu o curso de pós graduação lato sensu Especialização em Metodologia do Ensino de Química e Biologia pela Faculdade Internacional de Curitiba. Docente do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Mestre Em Ciência, Tecnologia e Ambiente Educacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Licenciatura em Química (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Em 2016, concluiu o curso de pós graduação lato senso em Especialização em Educação a Distância com Ênfase na Formação de Tutores pela Faculdade São Braz.

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Campus Curitiba / Professor Titular

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), Mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Fez o Pós-doutorado no Institut de Chimie Minérale et Analytique da Université de Lausanne na Suíça (2000). Atualmente, está realizando o Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Foi professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte de março de 2002 até agosto de 2010. Atualmente é Professora Associada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando na área de Ensino de Química. Orienta alunos de mestrado e doutorado na área de Ensino de Química. Realizou um curto pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Wypych. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Espectroscopia e, desde 2003, quando iniciou seu cargo de Tutora do Programa de Educação Tutorial de Química da UFRN, vem atuando também na área Educação Química. Suas atividades estão inseridas, atualmente, dentro dos seguintes temas: Formação de Professores de Química/Ciências; Ensino e aprendizagem; Epistemologia; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos; Atividades Lúdicas; Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino. / Professor Titular

Professor Titular junto ao Dep. de Metodologia de Ensino (MEN/CED/UFSC, desde 1998). Licenciado, Bacharel (1988), Mestre em Química pela UFSC (1991) e Doutor em Ciências Químicas (Universitá degli Studi di Venezia, Itália -1995). Pós-doutorado em Ensino da Química Verde (Itália, 2010). Diretor do Centro de Educação-CED (2002-2008), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) (2012-2016). Diretor da Divisão de Ensino da Soc. Brasileira de Química (2014-2016), Chefe do Departamento MEN (1999-2001). Ministra aula na Licenciatura em Química (Metodologia e Prática de Ensino) e na Pós-Graduação (PPGECT) (Metodologia da Pesquisa e Ensino de Ciências: contribuições da epistemologia). Tem experiência na área de Educação/Ensino, com ênfase em formação de professores, ensino de química, ensino da química verde, enfoque CTS-A e perspectiva freireana de educação. Bolsista PQ CNPq. Em pós-doutoramento na Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (Portugal), 2017/2018, tema: Domínios e padrões da Química Verde: implicações ao seu ensino (Capes). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2019-05-29

Como Citar

Silva, M. V. G., Hussein, F. R. G. e S., & Marques, C. A. (2019). JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR / DIDACTIC GAMES FOR THE TEACHING OF SCIENCES AND MATHEMATICS IN THE PEDAGOGICAL HOME CARE. Revista Dynamis, 25(1), 180–195. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p180-195

Edição

Seção

Relatos de experiências