MOBILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: UM CASO DE ENSINO DE ESTATÍSTICA / MOBILIZATION OF KNOWLEDGE OF GRADUATING IN MATHEMATICS: A CASE OF STATISTICAL TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p61-77Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Caso de ensino, Licenciatura em MatemáticaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a análise da utilização de um caso de ensino de Estatística para identificar os conhecimentos mobilizados por 7 (sete) alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil. Para a análise das respostas dos licenciandos utilizou-se quatro itens: 1) percebem a compreensão errônea do aluno; 2) compreendem a razão ou o porquê do aluno demonstrar essa concepção errônea; 3) realizam questões apropriadas para revelar a compreensão errônea do aluno; e 4) avaliam com critérios apropriados as repostas dos alunos. Os resultados encontrados evidenciam a potencialidade pedagógica de um caso de Estatística, o que oportunizou aos participantes a vivência de uma situação-pedagógica, contribuindo para a formação de uma base de conhecimento necessário para o ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.