MOBILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: UM CASO DE ENSINO DE ESTATÍSTICA / MOBILIZATION OF KNOWLEDGE OF GRADUATING IN MATHEMATICS: A CASE OF STATISTICAL TEACHING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p61-77

Keywords:

Ensino de Estatística, Caso de ensino, Licenciatura em Matemática

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar a análise da utilização de um caso de ensino de Estatística para identificar os conhecimentos mobilizados por 7 (sete) alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil. Para a análise das respostas dos licenciandos utilizou-se quatro itens: 1) percebem a compreensão errônea do aluno; 2) compreendem a razão ou o porquê do aluno demonstrar essa concepção errônea; 3) realizam questões apropriadas para revelar a compreensão errônea do aluno; e 4) avaliam com critérios apropriados as repostas dos alunos. Os resultados encontrados evidenciam a potencialidade pedagógica de um caso de Estatística, o que oportunizou aos participantes a vivência de uma situação-pedagógica, contribuindo para a formação de uma base de conhecimento necessário para o ensino. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Willian Damin, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). É Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Unidade Ponta Grossa - Pr. Atualmente é Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Unidade Ponta Grossa - Pr.

Guataçara dos Santos Junior, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Graduado Ciências e Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (2004), especialista em Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio (2006), Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente (2015). Atualmente é docente do curso de Matemática e do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio. Editor da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) da UENP-CP.

Published

2019-05-29

How to Cite

Damin, W., Santos Junior, G. dos, & Pereira, R. dos S. G. (2019). MOBILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: UM CASO DE ENSINO DE ESTATÍSTICA / MOBILIZATION OF KNOWLEDGE OF GRADUATING IN MATHEMATICS: A CASE OF STATISTICAL TEACHING. Revista Dynamis, 25(1), 61–77. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p61-77