ARTICULAÇÕES ENTRE O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA E OS INTERESSES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Micheli Bordoli Amestoy UFSM
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto UFSM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p90-105

Palavras-chave:

Livro Didático. Ensino Médio. Currículo Escolar. Interesses dos alunos. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a frequência com que os temas de maior interesse dos alunos do Ensino Médio aparecem nos Livros Didáticos (LD) de Biologia. Realizou-se uma pesquisa documental do tipo exploratória e descritiva com caráter quantitativo-qualitativo em 3 coleções de LDs de Biologia aprovadas no PNLD 2012. As análises nos LDs foram feitas a partir da Análise de Conteúdo. Para isso, os 8 itens de alto interesses dos alunos foram utilizados como categorias de análises em 9 LDs de Biologia. Os critérios para a escolha dos temas em análise foram elencados a partir da tese de doutoramento de Santos-Gouw (2013) a qual teve como objetivo investigar os assuntos de interesses de aprendizagem dos alunos de 15 anos. Os dados desta tese foram obtidos após a aplicação do instrumento The Relevance of Science Education (ROSE) em português – A Relevância do Ensino de Ciências. 

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Amestoy, M. B., & Tolentino-Neto, L. C. B. de. (2018). ARTICULAÇÕES ENTRE O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA E OS INTERESSES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Dynamis, 23(2), 90–105. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p90-105

Edição

Seção

Artigos