ARTICULAÇÕES ENTRE O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA E OS INTERESSES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p90-105Palabras clave:
Livro Didático. Ensino Médio. Currículo Escolar. Interesses dos alunos. Políticas Públicas.Resumen
Este artigo tem como objetivo investigar a frequência com que os temas de maior interesse dos alunos do Ensino Médio aparecem nos Livros Didáticos (LD) de Biologia. Realizou-se uma pesquisa documental do tipo exploratória e descritiva com caráter quantitativo-qualitativo em 3 coleções de LDs de Biologia aprovadas no PNLD 2012. As análises nos LDs foram feitas a partir da Análise de Conteúdo. Para isso, os 8 itens de alto interesses dos alunos foram utilizados como categorias de análises em 9 LDs de Biologia. Os critérios para a escolha dos temas em análise foram elencados a partir da tese de doutoramento de Santos-Gouw (2013) a qual teve como objetivo investigar os assuntos de interesses de aprendizagem dos alunos de 15 anos. Os dados desta tese foram obtidos após a aplicação do instrumento The Relevance of Science Education (ROSE) em português – A Relevância do Ensino de Ciências.
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