ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Caroline Resende Zago Instituto Federal Catarinense
  • Eduardo Augusto Werneck Ribeiro Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p95-111

Palavras-chave:

Alto desempenho, atendimento especializado

Resumo

Na perspectiva da educação inclusiva a educação especial caracteriza-se como uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades. O objetivo do presente artigo é contextualizar a educação especial e o atendimento educacional especializado aos alunos que apresentam altas habilidades/superdotação, bem como na implementação de políticas institucionais do Instituto Federal Catarinense para garantir um sistema educacional inclusivo a esses estudantes. Serão abordados conceitos pertinentes a esta temática, dentre as quais se destacam: desenvolvimento humano, aprendizagem, identificação e contribuições da neurociência para educação, além de legislações específicas relativas a educação especial. Para assegurar educação inclusiva aos alunos com altas habilidades/superdotação são necessários percursos sistematizados de identificação e de intervenções nos processos de ensino aprendizagem, adequados as singularidades apresentadas por esses indivíduos; ações que requerem atuação e envolvimento de equipe interdisciplinar e trabalho contínuo entre os profissionais da instituição.

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Publicado

2018-01-28

Como Citar

Zago, C. R., & Ribeiro, E. A. W. (2018). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Dynamis, 23(1), 95–111. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p95-111