O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ E DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p12-22Palavras-chave:
Palavras-chave, Ensino. Empreendedorismo. Cursos de Graduação. Administração. Paraná. Rio Grande do Sul.Resumo
O estudo da educação empreendedora vem sendo tema de interesse ao longo do tempo. Assim, o objetivo voltou-se para a analise do ensino de empreendedorismo nos cursos de graduação de administração, nos estados do Paraná (PR) e do Rio Grande do Sul (RS). A amostra foi intencional, de conveniência, sendo selecionadas as IES do PR e RS que ofereciam o curso de graduação em administração, e que contavam com disciplinas de empreendedorismo. O corte de tempo foi transversal, em 2006, no PR, e em 2007, no RS. O método de pesquisa foi qualitativo, com pesquisa exploratória, e análise documental do Plano de Ensino das disciplinas de empreendedorismo das IES selecionadas, quanto à ementa e a bibliografia recomendada. Foi adotada a análise de conteúdo para categorização das evidências. Os resultados mostram que o Plano de Negócio (grupo 4) destacou-se nas ementas, tanto no PR, como no RS. Dolabela foi o autor mais relacionado nas bibliografias pesquisadas no PR, com duas obras: “O Segredo de Luísa” (1999) e “Oficina do Empreendedor” (1999). No RS, Dornelas foi o mais indicado, com o “Empreendedorismo: transformando idéias em negócios” (2001), e o “Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas” (2003). A conclusão é de que o panorama do ensino de empreendedorismo permanece, isto é, não apresenta diferenças quando comparado aos estudos realizados em anos anteriores, com os mesmos objetivos. Palavras-chave: Ensino. Empreendedorismo. Cursos de Graduação. Administração. Paraná. Rio Grande do Sul.Downloads
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Como Citar
Silveira, A., de Souza, S., & Hoeltgebaum, M. (2008). O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ E DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Dynamis, 14(1), 12–22. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p12-22
Edição
Seção
Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
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