O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ E DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p12-22Keywords:
Palavras-chave, Ensino. Empreendedorismo. Cursos de Graduação. Administração. Paraná. Rio Grande do Sul.Abstract
O estudo da educação empreendedora vem sendo tema de interesse ao longo do tempo. Assim, o objetivo voltou-se para a analise do ensino de empreendedorismo nos cursos de graduação de administração, nos estados do Paraná (PR) e do Rio Grande do Sul (RS). A amostra foi intencional, de conveniência, sendo selecionadas as IES do PR e RS que ofereciam o curso de graduação em administração, e que contavam com disciplinas de empreendedorismo. O corte de tempo foi transversal, em 2006, no PR, e em 2007, no RS. O método de pesquisa foi qualitativo, com pesquisa exploratória, e análise documental do Plano de Ensino das disciplinas de empreendedorismo das IES selecionadas, quanto à ementa e a bibliografia recomendada. Foi adotada a análise de conteúdo para categorização das evidências. Os resultados mostram que o Plano de Negócio (grupo 4) destacou-se nas ementas, tanto no PR, como no RS. Dolabela foi o autor mais relacionado nas bibliografias pesquisadas no PR, com duas obras: “O Segredo de Luísa” (1999) e “Oficina do Empreendedor” (1999). No RS, Dornelas foi o mais indicado, com o “Empreendedorismo: transformando idéias em negócios” (2001), e o “Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas” (2003). A conclusão é de que o panorama do ensino de empreendedorismo permanece, isto é, não apresenta diferenças quando comparado aos estudos realizados em anos anteriores, com os mesmos objetivos. Palavras-chave: Ensino. Empreendedorismo. Cursos de Graduação. Administração. Paraná. Rio Grande do Sul.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Silveira, A., de Souza, S., & Hoeltgebaum, M. (2008). O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ E DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Dynamis, 14(1), 12–22. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p12-22
Issue
Section
Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.