AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p53-68Palavras-chave:
Ensino, Ciências, FísicaResumo
O trabalho tem por objetivo reunir comentários acerca de publicações referentes à PCC, organizados a partir da apreciação de teses e eventos da área de Educação e Ensino de Ciências, publicados de 2004 a 2015. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: como a PCC tem sido abordada em publicações acadêmicas? Os trabalhos foram submetidos a uma análise documental desenvolvida de acordo com as categorias: questionamentos, possibilidades e desafios. Os resultados apontam que as pesquisas estiveram centradas nas dúvidas sobre o que seria a PCC e na reestruturação dos currículos, seguidas de análises das configurações dos cursos. Além de reunir diferentes possibilidades de organização do componente curricular investigado e apresentar uma contextualização legal, a pesquisa revela que há falta de preparo dos formadores que ministram disciplinas que contemplam PCC. Além disso, que há ainda um distanciamento entre o campo de atuação e o campo de formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.