AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Angelisa Benetti Clebsch Instituto Federal Catarinense - Rio do Sul
  • José de Pinho Alves Filho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p53-68

Keywords:

Ensino, Ciências, Física

Abstract

O trabalho tem por objetivo reunir comentários acerca de publicações referentes à PCC, organizados a partir da apreciação de teses e eventos da área de Educação e Ensino de Ciências, publicados de 2004 a 2015. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: como a PCC tem sido abordada em publicações acadêmicas? Os trabalhos foram submetidos a uma análise documental desenvolvida de acordo com as categorias: questionamentos, possibilidades e desafios. Os resultados apontam que as pesquisas estiveram centradas nas dúvidas sobre o que seria a PCC e na reestruturação dos currículos, seguidas de análises das configurações dos cursos. Além de reunir diferentes possibilidades de organização do componente curricular investigado e apresentar uma contextualização legal, a pesquisa revela que há falta de preparo dos formadores que ministram disciplinas que contemplam PCC. Além disso, que há ainda um distanciamento entre o campo de atuação e o campo de formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angelisa Benetti Clebsch, Instituto Federal Catarinense - Rio do Sul

Professora de Física no Instituto Federal Catarinense com atuação no ensino médio e formação de professores.

Área: Ensino de Física

Linha de pesquisa: formação de professores

José de Pinho Alves Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Física

PPGECT - UFSC

Published

2016-09-26

How to Cite

Clebsch, A. B., & Alves Filho, J. de P. (2016). AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Dynamis, 21(2), 53–68. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p53-68

Issue

Section

Artigos