A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO SOFTWARE GEOGEBRA.

Autores

  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Willian Damin Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Armando Paulo da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p57-73

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, Função afim, Aprendizagem da Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta uma atividade cujo objetivo foi verificar a aprendizagem do conceito de função afim. Para tanto, descreve-se a atividade, na qual os alunos em seu desenvolvimento realizaram registros escritos acerca do conceito estudado, o que subsidiou a compreensão qualitativa da aprendizagem deste conceito por meio da análise de conteúdo de Bardin (2009). Ao analisar identificaram-se alguns problemas na aprendizagem do conceito de função afim, porém, o uso do software Geogebra possibilitou a construção do conhecimento pelos alunos, durante o processo de visualização, baseando-se em conceitos previamente aprendidos como também a modificação de outros apropriados de maneira incorreta. Verificou-se que a construção do conhecimento e a verificação da aprendizagem podem ser realizados com o auxílio das TIC, uma vez que estas constituem contexto e podem proporcionar o aprendizado da Matemática além de permitir a análise da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

dos Santos Gomes Pereira, R., Damin, W., & da Silva, A. P. (2015). A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO SOFTWARE GEOGEBRA. Revista Dynamis, 20(2), 57–73. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p57-73

Edição

Seção

Artigos