A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO SOFTWARE GEOGEBRA.
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p57-73Palabras clave:
Tecnologia da informação e comunicação, Função afim, Aprendizagem da Matemática.Resumen
Este artigo apresenta uma atividade cujo objetivo foi verificar a aprendizagem do conceito de função afim. Para tanto, descreve-se a atividade, na qual os alunos em seu desenvolvimento realizaram registros escritos acerca do conceito estudado, o que subsidiou a compreensão qualitativa da aprendizagem deste conceito por meio da análise de conteúdo de Bardin (2009). Ao analisar identificaram-se alguns problemas na aprendizagem do conceito de função afim, porém, o uso do software Geogebra possibilitou a construção do conhecimento pelos alunos, durante o processo de visualização, baseando-se em conceitos previamente aprendidos como também a modificação de outros apropriados de maneira incorreta. Verificou-se que a construção do conhecimento e a verificação da aprendizagem podem ser realizados com o auxílio das TIC, uma vez que estas constituem contexto e podem proporcionar o aprendizado da Matemática além de permitir a análise da prática docente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-11-11
Cómo citar
dos Santos Gomes Pereira, R., Damin, W., & da Silva, A. P. (2015). A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO SOFTWARE GEOGEBRA. Revista Dynamis, 20(2), 57–73. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p57-73
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.