EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: INVENTÁRIO DAS OBRAS PUBLICADAS NA ÁREA DE MATEMÁTICA PELA CAMPANHA DE APERFEIÇOAMENTO E DIFUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO (CADES)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p21-28Palavras-chave:
Ensino Secundário, CADES, Produção Bibliográfica, MatemáticaResumo
O presente artigo é resultante de pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e fornecer referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre a legislação, os programas curriculares, os catálogos de editoras e a produção didática publicada pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), desenvolvida no Brasil no período de 1953 a 1971. Para atender a este objetivo foi desenvolvida pesquisa bibliográfica, na qual foram identificados e analisados os documentos que regeram a Campanha e as obras publicadas durante a sua existência. No total, foram localizados e referenciados: sete livros da área de Matemática; oitenta e um livros das mais diversas áreas educacionais; nove livros que discorrem sobre a CADES e suas finalidades; dezenove edições da Revista Escola Secundária - periódico publicado pela Campanha no período entre 1957 e 1965. Estas obras orientavam os professores do ensino secundário nos aspectos curriculares, legais e didáticos. Especificamente, na área de Matemática, a análise das obras revelou duas importantes orientações didáticas difundidas aos professores: a adoção da técnica do estudo dirigido e a utilização de recursos didáticos. Palavras-chave: Ensino Secundário, CADES, Produção Bibliográfica, MatemáticaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-23
Como Citar
Backes, T., & Gaertner, R. (2008). EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: INVENTÁRIO DAS OBRAS PUBLICADAS NA ÁREA DE MATEMÁTICA PELA CAMPANHA DE APERFEIÇOAMENTO E DIFUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO (CADES). Revista Dynamis, 13(1), 21–28. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p21-28
Edição
Seção
Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.