EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: INVENTÁRIO DAS OBRAS PUBLICADAS NA ÁREA DE MATEMÁTICA PELA CAMPANHA DE APERFEIÇOAMENTO E DIFUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO (CADES)

Autores/as

  • Tayza Backes Universidade Regional de Blumenau
  • Rosinete Gaertner Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p21-28

Palabras clave:

Ensino Secundário, CADES, Produção Bibliográfica, Matemática

Resumen

O presente artigo é resultante de pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e fornecer referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre a legislação, os programas curriculares, os catálogos de editoras e a produção didática publicada pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), desenvolvida no Brasil no período de 1953 a 1971. Para atender a este objetivo foi desenvolvida pesquisa bibliográfica, na qual foram identificados e analisados os documentos que regeram a Campanha e as obras publicadas durante a sua existência. No total, foram localizados e referenciados: sete livros da área de Matemática; oitenta e um livros das mais diversas áreas educacionais; nove livros que discorrem sobre a CADES e suas finalidades; dezenove edições da Revista Escola Secundária - periódico publicado pela Campanha no período entre 1957 e 1965. Estas obras orientavam os professores do ensino secundário nos aspectos curriculares, legais e didáticos. Especificamente, na área de Matemática, a análise das obras revelou duas importantes orientações didáticas difundidas aos professores: a adoção da técnica do estudo dirigido e a utilização de recursos didáticos. Palavras-chave: Ensino Secundário, CADES, Produção Bibliográfica, Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-01-23

Cómo citar

Backes, T., & Gaertner, R. (2008). EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: INVENTÁRIO DAS OBRAS PUBLICADAS NA ÁREA DE MATEMÁTICA PELA CAMPANHA DE APERFEIÇOAMENTO E DIFUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO (CADES). Revista Dynamis, 13(1), 21–28. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p21-28

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra e Engenharias