Sequência Didática para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Subsídios para Iniciação à Alfabetização Científica

Autores

  • Juliana Pinto Viecheneski UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcia Regina Carletto UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p3-16

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre a importância do ensino de ciências e da iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetiva apresentar as contribuições de uma sequência didática para a iniciação à alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização da língua materna. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, junto a crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa - PR. Os principais resultados demonstram progressivo avanço dos alunos na participação, curiosidade, questionamento e interesse pela aprendizagem, indicando que uma sequência didática aplicada ao ensino de ciências, articulada ao processo de aquisição da língua materna torna as práticas de leitura e escrita contextualizadas e contribui para a  concretização do ensino de ciências nos anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pinto Viecheneski, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais e em Educação Científica e Tecnológica. Mestrando em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Downloads

Publicado

2013-07-08

Como Citar

Viecheneski, J. P., & Carletto, M. R. (2013). Sequência Didática para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Subsídios para Iniciação à Alfabetização Científica. Revista Dynamis, 19(1), 3–16. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p3-16

Edição

Seção

Artigos