APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O SISTEMA LOCOMOTOR NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES

Autores

  • Simony Suely Paes Souza ICB-UFPA
  • Andre Ribeiro Santana ICB-UFPA
  • Luiza Nakayama ICB-UFPA

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p39-53

Palavras-chave:

Sistema músculo-esquelético, Ensino-aprendizagem.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever e avaliar qualitativamente as atividades sequenciais utilizadas no ensino do sistema locomotor, para estudantes de sétima série, tendo como motivações principais oportunizar aprendizagens significativas. Programamos cinco momentos: 1. Distribuição dos ossos e músculos no molde do corpo humano; 2. Visita à Academia de Ginástica Z; 3. Aula ministrada na quadra de esportes da escola; 4. Releitura crítica do livro didático e 5. Produção de um CD-ROM. Concluímos que aulas planejadas na perspectiva da interdisciplinaridade propiciam uma aprendizagem significativa, quando levam em consideração conhecimentos prévios e nas quais os alunos têm a oportunidade de compartilhar dúvidas, opiniões e, literalmente, manusear neste processo, para construir respostas vinculadas às apreensões dos conteúdos abordados. Neste processo, é necessário que o professor esteja atento, avaliando os alunos em todos os momentos e fazendo autorreflexão, a fim de aperfeiçoar competências e habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simony Suely Paes Souza, ICB-UFPA

mestre pela PPGIEMCI-UFPA

Andre Ribeiro Santana, ICB-UFPA

Doutorando pelo PPGIEMCI

Luiza Nakayama, ICB-UFPA

Professora Adj IV da UFPA. Chefe do Labio e Responsável pela Sala Verde Pororoca: espaço socioambiental Paulo Freire., ambos no ICB-UFPA

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

Souza, S. S. P., Santana, A. R., & Nakayama, L. (2015). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O SISTEMA LOCOMOTOR NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. Revista Dynamis, 20(1), 39–53. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p39-53

Edição

Seção

Artigos