APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O SISTEMA LOCOMOTOR NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p39-53Palabras clave:
Sistema músculo-esquelético, Ensino-aprendizagem.Resumen
O objetivo desta pesquisa foi descrever e avaliar qualitativamente as atividades sequenciais utilizadas no ensino do sistema locomotor, para estudantes de sétima série, tendo como motivações principais oportunizar aprendizagens significativas. Programamos cinco momentos: 1. Distribuição dos ossos e músculos no molde do corpo humano; 2. Visita à Academia de Ginástica Z; 3. Aula ministrada na quadra de esportes da escola; 4. Releitura crítica do livro didático e 5. Produção de um CD-ROM. Concluímos que aulas planejadas na perspectiva da interdisciplinaridade propiciam uma aprendizagem significativa, quando levam em consideração conhecimentos prévios e nas quais os alunos têm a oportunidade de compartilhar dúvidas, opiniões e, literalmente, manusear neste processo, para construir respostas vinculadas às apreensões dos conteúdos abordados. Neste processo, é necessário que o professor esteja atento, avaliando os alunos em todos os momentos e fazendo autorreflexão, a fim de aperfeiçoar competências e habilidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.