Cursos de Graduação em Ciências: uma Análise dos Dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE

Autores

  • Rossano André Dal-Farra Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Maria Eloisa Farias Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Marlise Geller Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Tânia Renata Prochnow Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p3-20

Palavras-chave:

ENADE, formção de professores, Ensino de Ciências, Educação Superior

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p3-20

Os desafios da docência contemporânea no Ensino de Ciências têm demandando uma sólida formação no âmbito técnico, nas questões relativas à docência e nos grandes temas da contemporaneidade atinentes à denominada formação geral. Diante do aumento do número de cursos e das modificações na legislação educacional pelo SINAES e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores não pode prescindir de estudos que analisem os indicadores produzidos nos últimos anos, visando compreender melhor questões relevantes para a formação dos docentes para a educação em ciências no Brasil. Por esta razão, o objetivo deste estudo é avaliar os dados oriundos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do ano de 2008 analisando os resultados obtidos pelos alunos dos cursos de Química, Física e Biologia, comparando-os dos estudantes de cursos das Ciências Humanas visando contribuir para o importante repensar das práticas educativas nos cursos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossano André Dal-Farra, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Downloads

Publicado

2012-12-22

Como Citar

Dal-Farra, R. A., Farias, M. E., Geller, M., Lopes, P. T. C., & Prochnow, T. R. (2012). Cursos de Graduação em Ciências: uma Análise dos Dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Revista Dynamis, 18(1), 3–20. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p3-20

Edição

Seção

Artigos