DA FORMAÇÃO INCLUSIVA À MEDIAÇÃO ALGÉBRICA: COMO É POSSÍVEL FAZER?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12408

Abstract

Este artigo analisa a produção e o desenvolvimento de um planejamento de ensino voltado para o estudo da igualdade algébrica, contemplando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o uso de histórias em quadrinhos, a partir de uma formação continuada. A metodologia seguiu o método descritivo e, adotou a abordagem qualitativa. O estudo ocorreu com a participação de uma educadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma formação continuada, e uma estudante com TEA, em sala de aula com esta professora. Os resultados indicaram que o uso de representações visuais estruturadas favorece a aprendizagem e com a participação da estudante com TEA, foi possível, também, auferir a importância das interações nas abordagens inclusivas no ensino da matemática. Assim, o estudo contribui para a reflexão sobre a relevância das práticas pedagógicas acessíveis com o DUA, que possam promover uma aprendizagem relevante para os estudantes com TEA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel Leonidio Benevides Silva, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB)

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pós- graduada em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Mestranda em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 

Ana Virginia de Almeida Luna, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Graduação em Pedagogia Com Habilitação Em Educação Pré-Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - EAD-BA, Mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Centro e Latino American, Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Published

2025-07-28

How to Cite

Benevides Silva, R. L., & Luna, A. V. de A. (2025). DA FORMAÇÃO INCLUSIVA À MEDIAÇÃO ALGÉBRICA: COMO É POSSÍVEL FAZER?. Revista Dynamis, 31(1), e12408. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12408