FORMULAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12403

Resumen

O objetivo do artigo é discutir sobre a formulação de situações-problema por estudantes dos anos iniciais compartilhadas pelas professoras durante a pesquisa-formação. Tendo como questão norteadora: quais conhecimentos demonstrados pelas crianças na formulação de situação-problema? Apoiamos nas investigações de Vergnaud sobre o Campo conceitual multiplicativo, nos estudos de Zunino, Chica e Spinillo et al sobre formulação de situação-problema. É uma pesquisa-formação de abordagem qualitativa desenvolvida com 15 participantes em 15 encontros pela plataforma Zoom em 2023. Para este artigo, a produção de dados advém de duas narrativas das participantes e da transcrição de dois encontros. Evidenciou-se que o fato das crianças terem formulado situações-problema, proporcionou que elas pudessem ser autoras e participantes ativas do fazer matemática. Foram propositoras e produtoras de textos (enunciados), puderam desenvolver a capacidade inventiva, criativa e não ficaram somente resolvendo situações propostas pelas professoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012).  Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Especialização de Educação Básica: Gestão Escolar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação: Processos formativos e desigualdades sociais da Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Publicado

2025-07-28

Cómo citar

Leite, V. F. A. (2025). FORMULAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 31(1), e12403. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12403