COR IMPORTA?

REFLEXÕES SOBRE O USO DE ÁBACOS COLORIDOS E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR CRIANÇAS DE UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12394

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados parciais de uma investigação doutoral em andamento, cujo objetivo é compreender os significados que crianças, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, constroem ao utilizar ábacos abertos coloridos. Os dados, coletados por meio de vídeo-gravações das interações entre a pesquisadora e as crianças, foram analisados a partir das ferramentas teóricas do Enfoque Ontossemiótico (EOS), que combina fundamentos semióticos, antropológicos e cognitivos. A partir dessa perspectiva, observou-se que esses materiais manipulativos, embora potencialmente valiosos para o ensino da matemática, apresentam atributos visuais adicionais, como as cores, que não são pertinentes ao conceito matemático do valor posicional. Os resultados indicam potenciais conflitos semióticos que podem dificultar a aprendizagem dos estudantes. Portanto, destaca-se a necessidade de atenção à clareza conceitual e à eliminação de atributos visuais irrelevantes nos materiais manipulativos, garantindo uma aprendizagem mais eficaz e precisa dos conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliandra Moraes Pires, UFSC

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) na área de Educação Matemática, na Linha de Formação de Professores. Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

Everaldo Silveira, UFSC

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutor pela The State University of New Jersey - Newark/USA.

Downloads

Publicado

2025-07-28

Como Citar

Moraes Pires, E., & Silveira, E. (2025). COR IMPORTA? : REFLEXÕES SOBRE O USO DE ÁBACOS COLORIDOS E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR CRIANÇAS DE UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 31(1), e12394. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12394