DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DA TAREFA “OS PALITOS DE FÓSFOROS”

Authors

  • Valdete Aparecida do Amaral Miné PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO
  • Sonia Barbosa Camargo Igliori
  • Jana Tragalová

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12386

Abstract

Esse artigo é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo investigar a trajetória documental de um coletivo de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, a respeito da formação e desenvolvimento do Pensamento Algébrico dos alunos. A metodologia da pesquisa acompanha a proposta de investigação reflexiva, cujos procedimentos se ajustam à abordagem teórica utilizada, qual seja a “Abordagem Documental do Didático”, para a qual o processo de desenvolvimento profissional do professor está adequado à documentação de seus recursos no âmbito de sua atuação na sala de aula visando a formação do Pensamento Algébrico em alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais acerca da tarefa “Os Palitos de Fósforo”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valdete Aparecida do Amaral Miné, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Sonia Barbosa Camargo Igliori

Doutora em Matemática – Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Jana Tragalová

Doutora em Educação Matemática – Professora associada da Haute école pédagogique du canton de Vaud

HEP - Haute école pédagogique du canton de Vaud

Published

2025-07-28

How to Cite

do Amaral Miné, V. A., Barbosa Camargo Igliori, S., & Tragalová, J. (2025). DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DA TAREFA “OS PALITOS DE FÓSFOROS”. Revista Dynamis, 31(1), e12386. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12386