ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE DOCENTES FORMADORES DA ÁREA CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12372

Resumen

Este artigo analisa as práticas pedagógicas de docentes formadores dos cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), instituído em resposta à COVID-19. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários com docentes formadores de Física, Química e Ciências Biológicas para investigar estratégias didáticas, materiais utilizados e formas de condução das aulas, incluindo os estágios supervisionados. Os resultados indicam uma diversidade de recursos pedagógicos — como vídeos, podcasts, ambiente virtual e atividades síncronas e assíncronas —, bem como vários desafios relacionados à infraestrutura tecnológica, formação docente e desigualdade de acesso. A análise revela que, embora o ERE tenha exigido adaptações rápidas, ele também fomentou a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de novas competências digitais. Apesar das dificuldades, conclui-se que essas experiências podem contribuir para o aprimoramento de práticas híbridas e para a construção de uma educação inclusiva, adaptada às demandas da contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Koentopp, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2017). Graduada em Química Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2014), com participações durante a graduação nos programas PIBID e PIBIC e em projetos de extensão. Atualmente atua, desde outubro de 2017, como professora colaboradora da área de Química Geral/Ensino de Química da UDESC. Atuou também por 1 ano e 11 meses como professora colaboradora na área de Ensino de Química/Educação do Campo da UFSC (2017-2019). Além de possuir experiência na etapa do Ensino Médio, com ministração de aulas de Química preparatórias para o concurso da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), na escola Equipe Aprovar, em Florianópolis - SC (2015-2017). Tem interesse nas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Formação de Professores, com foco no Ensino de Química, na Aprendizagem Profissional da Docência e nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Afiliada com a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), com a Sociedade Brasileira de Ensino em Química (SBEnQ) e com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor pesquisador no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Foi coordenador do Núcleo de Formação do Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) durante os anos de 2017 e 2018 e do Núcleo de Formação e Inovação: integração das TDIC na Educação Básica durante a pandemia. Foi professor visitante na City University of New York (CUNY) pelo Programa CAPES/PRINT-UFSC. É líder dos grupos de pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC) e Humaniza: Formação Docente e Educação em Ciências Humanizada. Foi coordenador geral do comitê organizador do XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). É coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física e Formação de professores, com interesse nos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Cultura Hacker; Alfabetização Científica e Técnica; Educação em Direitos Humanos; Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER); e Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica.

Publicado

2025-05-29

Cómo citar

Koentopp, A. C., & Leonel, A. A. (2025). ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE DOCENTES FORMADORES DA ÁREA CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12372. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12372