ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11820

Resumo

Esse artigo tem por finalidade realizar a análise de atividades em um Livro Didático buscando como tema a Compreensão da Linguagem Tabular e Gráfica, relacionadas ao ensino de estatística no 6º ano do ensino fundamental. Buscamos investigar se as atividades propostas no livro didático levam em consideração os níveis de compreensão da linguagem tabular e gráfica defendidos por Wainer (1995) e Curcio (1989). Possui abordagem qualitativa de tipologia documental. Os resultados indicam que a primeira atividade analisada promove entendimento  na leitura tabular apenas no nível elementar. No que se refere à segunda atividade de leitura gráfica identificamos entendimento em um nível, com relação aos demais, não foi possível afirmar na atividade uma proposta em que o estudante fizesse inferências e previsões de um determinado resultado ou acontecimento em função da sua experiência e de seus conhecimentos prévios, não houve também, uma reflexão crítica sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rosendo, SBEM

 Mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências-Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul

Geovane Barbosa

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, professor do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cachoeiro de Itapemirim, Coordenadoria da Licenciatura em Matemática.

Sidney Silva Santos

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, professor do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Unicsul.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Rosendo, A., Barbosa, G., & Silva Santos , S. (2024). ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11820. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11820