ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11820

Resumen

Esse artigo tem por finalidade realizar a análise de atividades em um Livro Didático buscando como tema a Compreensão da Linguagem Tabular e Gráfica, relacionadas ao ensino de estatística no 6º ano do ensino fundamental. Buscamos investigar se as atividades propostas no livro didático levam em consideração os níveis de compreensão da linguagem tabular e gráfica defendidos por Wainer (1995) e Curcio (1989). Possui abordagem qualitativa de tipologia documental. Os resultados indicam que a primeira atividade analisada promove entendimento  na leitura tabular apenas no nível elementar. No que se refere à segunda atividade de leitura gráfica identificamos entendimento em um nível, com relação aos demais, não foi possível afirmar na atividade uma proposta em que o estudante fizesse inferências e previsões de um determinado resultado ou acontecimento em função da sua experiência e de seus conhecimentos prévios, não houve também, uma reflexão crítica sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Rosendo, SBEM

 Mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências-Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul

Geovane Barbosa

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, professor do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cachoeiro de Itapemirim, Coordenadoria da Licenciatura em Matemática.

Sidney Silva Santos

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, professor do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Unicsul.

Publicado

2024-08-22

Cómo citar

Rosendo, A., Barbosa, G., & Silva Santos , S. (2024). ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11820. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11820