A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURRÍCULO PAULISTA

Autores

  • Cecy Leite Alves Carreta Universidade Cruzeiro do Sul
  • Norma Suely Gomes Allevato

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p207-225

Resumo

O Currículo Paulista, em vigor desde 2019, define e explica aos profissionais estaduais da educação as competências e habilidades consideradas primordiais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos da rede estadual. O presente trabalho tem como objetivo analisar como se apresenta, nesse currículo, a abordagem da Resolução de Problemas - RP no âmbito do ensino de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Teoricamente, tem como ponto central a própria RP, com ênfase nas concepções: ensino sobre resolução de problemas; ensino de Matemática para a resolução de problemas; e ensino de Matemática através da resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a Análise Textual Discursiva para exploração e interpretação dos dados. Constatamos que o Currículo Paulista dedica uma seção para definir a RP apontando para a concepção do ensino de Matemática através da RP, destacando a construção do conhecimento matemático, tendo o problema como ponto de partida, valorizando o trabalho colaborativo e a promoção do pensamento crítico. Por fim, explicitamos duas vertentes sob as quais a RP se apresenta no documento: aspectos associados a resolução de problemas como estratégia de ensino; e aspectos que envolvem a ação de resolver problemas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Carreta, C. L. A., & Allevato, N. S. G. (2023). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURRÍCULO PAULISTA. Revista Dynamis, 29(1), 207–225. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p207-225

Edição

Seção

Artigos